top
Apresentação

APRESENTAÇÃO

HISTÓRIA

APRESENTAÇÃO/HISTÓRIA

Quando, no presente, novos enquadramentos para a temática do desenvolvimento regional - português e europeu - estão em construção, pareceu-nos importante, enquanto agentes dinamizadores do território do Baixo Guadiana, darmos o nosso contributo para esse processo.

 

Principalmente no que respeita às respostas estratégicas, em curso e a incentivar, para a obtenção de um equilíbrio sustentável para esta região, baseado nos recursos endógenos e na capacidade de mobilização social e económica que estes são capazes de congregar. Apesar dos resultados positivos, não deixa de ser igualmente verdade que o seu potencial está ainda longe de integralmente concretizado, e que algumas das suas debilidades não estão ainda suficientemente contidas ou reabilitadas.

 

Nesta parcela de Portugal, em que o Guadiana marca um território fronteiriço, a divisão administrativa entre o Alentejo e o Algarve não atinge o seu sentido integral, tão forte é a marca que o curso de água lhe imprime. No passado, a coesão entre as suas localidades foi uma realidade quotidiana, e a sua riqueza vinha, muita dela, dessa partilha. Mas se a influência do rio foi, em parte, perdida para o transporte rodoviário, perduraram as memórias positivas dessas épocas históricas de maior interligação entre os seus habitantes. Dai que, pelo menos em termos do modelo de desenvolvimento integrado destes concelhos, se tenha imposto como relevante a existência de uma plataforma de trabalho em rede, tirando partido dos recursos e da diversidade que neles ainda existem, e cujo valor acrescentado é mais significativo quando integrados num plano comum.

 

Unindo esforços nesse sentido, algumas entidades deste território aproveitando as oportunidades enquadradas pelo programa de iniciativa comunitária LEADER +, instituíram, em Outubro de 2001, a Associação Terras do Baixo Guadiana, para dar coerência e gerar sinergias nesse esforço, dinamizando o tecido empresarial, através do seu apoio técnico, da planificação de candidaturas a financiamentos e respectiva gestão. A partir da sede da ATBG, localizada na vila de Alcoutim, uma pequena equipa procura, com dinamismo, estar atenta e dar resposta a todas as possibilidades e propostas de investimento que possam beneficiar a região.

 

Gerindo uma ajuda pública que atingiu quase os 9 milhões de euros (para um total de investimento de cerca de 15 milhões). a dinamização de um modelo de governação para este território que envolvesse os agentes locais foi sempre o eixo central da estratégia da ATBG. que se expressou. no período entre 2002 e 2014, em mais de 200 projectos aprovados e concluídos. e em quase 100 novos postos de trabalho

Informação

INFORMAÇÃO

APOIOS

Candidatura

Candidatura

Resultados

RESULTADOS

Território

TERRITÓRIO

Parcerias

PARCERIAS

Estratégia

ESTRATÉGIA


Contactos

Rua de Timor - Centro de Apoio ao Desenvolvimento. R/C Dtº 8970-064 ALCOUTIM

Fax: +351 281 546 298
Ligações úteis

PDR 2020

Portugal 2020

Federação Minha Terra

Algarve 2020

Alentejo 2020

Comissão Europeia

PDR2020 Proder Leader Governo de Portugal União Europeia