top
Noticias

Apoio FEADER - CANDIDATURAS FECHADAS

 

Decorreram os concursos no âmbito da Medida 10 do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 para o território do Baixo Guadiana.

1º Concurso/2017 - Das 09:00:00h 25 de maio às 16:59:59h até ao dia 31 de julho de 2017,  para as seguintes Ações:

10.2.1.4 - Cadeias curtas e mercados locais

10.2.1.5 – Promoção de produtos locais de qualidade

Sessões de Divulgação SI2E

Ciclo de Sessões de Divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E)

De 27 de Maio a 01 de junho o Baixo Guadiana recebe um conjunto de 3 sessões de divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) no território do Baixo Guadiana.

Em Castro Marim a sessão acontece já no dia 27 de maio, sábado, no contexto do certame «Terra de Maio», decorrendo no Centro Multiusos do Azinhal pelas 10h.

Segue-se o concelho de Alcoutim com sessão agendada para 29 de maio pelas 17h30 no Salão Nobre do Município.

A fechar o ciclo de esclarecimentos decorre a última sessão na Biblioteca Municipal Vicente Campinas no dia 1 de junho em Vila Real de Santo António pelas 17h30.

 

PARTICIPE!!!

Aviso SI2E - Algarve - CANDIDATURAS ABERTAS

Apoio FEDER e FSE

No âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local - DLBC Rural encontra-se aberto o período para a apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). De 15 de maio a 14 de dezembro de 2017, até às 18 horas

SI2E – AVISO Nº GAL-M8-2017-09– Território do GAL Terras do Baixo Guadiana (Região Algarve)

 

Para mais informação consulte os “Avisos Abertos”

FEADER - CANDIDATURAS ABERTAS

Apoio FEADER

Decorrem os concursos no âmbito da Medida 10 do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 para o território do Baixo Guadiana.

1º Concurso/2017 - De 08 de maio a 31 de julho de 2017,  para as seguintes Ações:

10.2.1.4 - Cadeias curtas e mercados locais

10.2.1.5 – Promoção de produtos locais de qualidade

 

Para mais informação consulte os “Avisos Abertos”

Para aceder ao formulário de candidatura clique aqui.  (só é possível aceder após registo no Portal PDR 2020 clique aqui )

Aviso SI2E - Alentejo - CANDIDATURAS ABERTAS

 Apoio FEDER e FSE

No âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local - DLBC Rural encontra-se aberto o período para a apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). De 9 de maio a 14 de dezembro de 2017, até às 18 horas

SI2E – AVISO Nº ALT20-M8-2017-18 – Território do GAL Terras do Baixo Guadiana (Região Alentejo)

 

Para mais informação consulte os “Avisos Abertos”

2º concurso FEADER - CANDIDATURAS FECHADAS

De  07 de novembro a 31 de janeiro de 2017

 

GAL TERRAS DO BAIXO GUADIANA

 

Medida 10 " LEADER "  - Ação 10.2 " Implementação das Estratégias"

 

 

10.2.1.3 - DIVERSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

 

10.2.1.6 - RENOVAÇÃO DE ALDEIAS

 

Para mais informação (clique aqui)

  

CANDIDATURAS FECHADAS

De  18 de  julho a 14 de outubro de 2016

 

GAL TERRAS DO BAIXO GUADIANA

 

Medida 10 " LEADER "  - Ação 10.2 " Implementação das Estratégias"

 

 

1º Concurso

 

10.2.1.1 - PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

 

10.2.1.2 - PEQUENOS INVESTIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

 

Para mais informações consulte aqui e aqui

 

 

CALENDÁRIO das SESSÕES DE ESCLARECIMENTO no âmbito da DLBC

 

Cerimónia de assinatura dos Protocolos de Articulação Funcional entre a Autoridade de Gestão do PDR2020 e os GAL – Grupos de Ação Local

No passado dia 25 de maio, a Associação Terras do Baixo Guadiana representada por Ricardo Bernardino, Diretor Executivo, deslocou-se a Mangualde, onde decorreu a cerimónia nacional de assinatura dos Protocolos de Articulação Funcional entre a Autoridade de Gestão do PDR2020 e os GAL – Grupos de Ação Local, para a gestão da Medida 10 – LEADER / DLBC Rural do Programa de Desenvolvimento Rural 2014 – 2020.

A cerimónia muito participada contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, a Gestora do PDR2020, Gabriela Freitas, a Federação Minha Terra e os GAL.

O instrumento DLBC e a abordagem LEADER, visam a dinamização da economia local dos territórios rurais, através do financiamento de iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável.

Credito da Imagem: Federação Minha Terra

Novos órgãos sociais da Minha Terra

Os Órgãos Sociais da MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local para o triénio 2016 - 2019 foram eleitos em Assembleia-geral extraordinária realizada a 14 de maio de 2016, na Ilha da Terceira, nos Açores.

A Presidência da Direção é agora da responsabilidade da APRODER - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo, sendo a Presidente a Coordenadora da APRODER, Maria João Botelho.

Fonte:

http://www.minhaterra.pt/novos-orgaos-sociais-da-minha-terra.T10419.php

Parabéns Quinta do Vau!

A Entidade Regional de Turismo entregou no dia 13 de Março, os Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2015, numa cerimónia que teve lugar no Auditório do Centro de Artes de Sines, contou com a presença da Secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de inúmeros parceiros, entre públicos e privados.

A Quinta do Vau foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria de melhor Turismo Rural do Alentejo 2015. Esta propriedade está localizada em Mértola, e oferece vistas panorâmicas para a pitoresca vila e o rio Guadiana.

Endereço: Quinta do Vau / Alem-Rio S/n, 7750-301 Mértola, Portugal

https://www.facebook.com/people/Quinta-Do-Vau/100005212668542

Ação de Formação - Informática Aplicada ao Turismo

A Associação de Defesa do Património de Mértola irá realizar em Mértola a ação de formação subordinada " Informática Aplicada ao Turismo" , no sentido de qualificar os recursos humanos que trabalham em empreendimentos turísticos.  

Com a presente divulgação visamos o apuramento de interessados para a ação de formação. O local de realização poderá ser alterado para outra localidade se houver formandos para constituir a turma ( Alcoutim e/ou Mértola).

Caso a formação seja do seu interesse deve contatar a ADPM.

 

 

 

 

 

 

Quase 4 milhões para o Baixo Guadiana

A Associação Terras do Baixo Guadiana, entidade até 2017 sob a presidência da Associação Odiana, assinou ontem, dia 27 de Janeiro, o Contrato para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária. São cerca de 4 milhões de euros cujo destino é o Baixo Guadiana até ao ano 2022. O arranque de candidaturas está previsto para Março.

Numa cerimónia que teve lugar ontem em Ponte de Sor, foram assinados 54 contratos entre as Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais financiadores e os Grupos de Ação Local – Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) de âmbito rural. Os contratos assinados totalizaram um montante de 242,2M€ de Fundos da União Europeia, sendo que na assinatura esteve também presente o Primeiro Ministro. O contrato do DLBC aprovado para o Baixo Guadiana, dispõe de um total de € 3.806.765,95, centrando-se em comunidades e agentes económicos, sociais e institucionais intervenientes nos processos de desenvolvimento rural e competitividade da economia de base rural (abordagem LEADER – DLBC Rural integrado no PDR 2020). A meta é promover uma resposta aos elevados níveis de desemprego, através da dinamização económica local, do estímulo à inovação social e à busca de novas respostas à pobreza e exclusão social. O contrato tem início em 2016 e término em 2022, sendo que para já aguarda-se o arranque da abertura de avisos e candidaturas previsto para o mês de Março. A Odiana, enquanto sócia da Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG) assumiu, no último dia 23 de Dezembro, a liderança da entidade. Durante os próximos 2 anos, Francisco Amaral, na qualidade de Presidente da Odiana irá presidir a ATBG, entidade gestora do programa DLBC-RURAL no Baixo Guadiana que vem dar continuidade à abordagem LEADER. A gestão deste instrumento financeiro acarreta responsabilidades acrescidas, nomeadamente ao nível da coordenação da parceria: 63 entidades (35 privadas e 28 públicas) e do Órgão de Gestão (7 entidades). Recorde que a ATBG instituiu-se, em Outubro de 2001, para dar coerência e aproveitar as oportunidades do programa de iniciativa comunitária LEADER +, dinamizando o tecido empresarial, através de apoio técnico, planificação de candidaturas e respetiva gestão. Saiba-se que a ATBG é constituída pela Associação Odiana, a Associação Alcance e Associação de Defesa do Património de Mértola, sendo que a presidência da entidade é rotativa. A ATBG está sedeada na vila de Alcoutim e procura dar resposta às possibilidades e propostas de investimento que possam beneficiar a região. Entre 2002 e 2014 destacam-se mais de 200 projetos concluídos e cerca de uma centena de novos postos de trabalho criados, gerindo uma ajuda pública que atingiu quase os 9 milhões de euros (para um total de investimento de cerca de 15 milhões).

Créditos:

https://www.facebook.com/associacaoodiana/

 

Terras do Baixo Guadiana com novos corpos sociais

A Associação Terras do Baixo Guadiana elegeu recentemente os seus novos órgãos sociais, para o biénio 2016-2017.

A nova direção é presidida por Francisco Caimoto Amaral (Odiana), que tem como vice – presidente Filomena Pascoal Sintra (Odiana) .

Jorge Revez  (ADPM) é o Tesoureiro, Dina Martins (ADPM)  é a Secretária, Valter Matias  (Odiana) é o 1 vogal, Ana Sanches 2º vogal (ADPM)  e Patrícia Turra 3º vogal (ADPM).

 

A assembleia geral é liderada por José Simão ( Alcance), que tem Osvaldo Gonçalves (Odiana) como vice – presidente e Jorge Palma (Alcance) como Secretário. Maria Martins (ADPM) é a presidente do conselho Fiscal, sendo acompanhada por Telma Marques (Alcance) 1º vogal  e Nelson Gonçalves (Alcance) 2º vogal.

 

Os novos órgãos sociais da ATBG comprometem- se a dar continuidade a todo o trabalho desenvolvido nos anteriores mandatos.

Seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) e reconhecimento dos Grupos de Ação Local (GAL)

O Grupo de Ação Local (GAL) ASSOCIAÇÃO TERRAS DO BAIXO GUADIANA, Parceria Baixo Guadiana 2020, foi reconhecido a 31 de agosto.

 Após o reconhecimento, o GAL, foi convidado a apresentar a sua estratégia de acordo com os montantes atribuídos.

 Face à dotação financeira proposta, solicitaram que fosse submetido novo formulário no portal do Portugal 2020, por tipologia de ação, os indicadores e respetivas metas, devidamente ajustadas, de acordo com os valores propostos.

 A dotação financeira foi determinada de acordo com a fórmula e cálculo definida por cada Programa Financiador e validada pela Comissão de Avaliação.

2ª. Fase - Seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local

Foi apresentada, no passado dia 23 de julho, a candidatura à 2ª. fase de Seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) e reconhecimento dos Grupos de Ação Local (GAL), deste GAL Rural Terras do Baixo Guadiana.

A decisão sairá até ao próximo dia 28 de agosto de 2015.

Estratégia de Desenvolvimento Local para o Baixo Guadiana para o período 2014-2020 validada pela parceria

No passado dia 21 de Julho decorreu em Alcoutim, no Espaço Guadiana a “Conferência Final de apresentação e validação da Estratégia de Desenvolvimento Local para o Baixo Guadiana para o período 2014-2020”

Foram aprovadas as linhas orientadoras da EDL que será submetida à 2ª fase - Seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) e reconhecimento dos Grupos de Ação Local (GAL) que decorre até 27 de Julho.

Foi aprovado o Regulamento da Parceria Baixo Guadiana 2020.

A Associação Terras do Baixo Guadiana foi eleita pelos parceiros do DLBC Rural – Terras do Baixo Guadiana para presidir aos Órgãos de Gestão e indicada como Entidade Gestora.

A composição do Órgão de Gestão da parceria será a seguinte:

Presidente – Associação Terras do Baixo Guadiana

Secretário – Universidade do Algarve

Secretário – Cumeadas- Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana

Vogal – ANCCRAL – Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia

Vogal – Campo Arqueológico de Mértola

Vogal – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas Vogal – Região de Turismo do Algarve

 

 

Puro Algarve

O Puro Algarve "é uma marca regional para o turismo de natureza e é o resultado de dois projetos de cooperação no âmbito do PRODER-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural que as associações de desenvolvimento local Vicentina, InLoco e a Associação Terras do Baixo Guadiana já estão a trabalhar há dois anos".

A promoção dos pequenos prestadores turísticos e produtores artesanais, dos cuidadores de paisagens e do património que são incentivados pelos promotores do projeto a organizarem-se e a trabalhar em rede é outro dos objetivos da iniciativa. 

Noticia DN

 

 

Informação

INFORMAÇÃO

APOIOS

Candidatura

Candidatura

Resultados

RESULTADOS

Território

TERRITÓRIO

Parcerias

PARCERIAS

Estratégia

ESTRATÉGIA


Contactos

Rua de Timor - Centro de Apoio ao Desenvolvimento. R/C Dtº 8970-064 ALCOUTIM

Fax: +351 281 546 298
Ligações úteis

PDR 2020

Portugal 2020

Federação Minha Terra

Algarve 2020

Alentejo 2020

Comissão Europeia

PDR2020 Proder Leader Governo de Portugal União Europeia