Preparação de uma Candidatura de Cooperação Transaccional
Reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento territorial - ALENTEJO
Capacitar e Promover para Desenvolver
Promoção de Produtos e Desenvolvimento de Recursos Locais
Rede de Percursos na Faixa Piritosa Ibérica em Portugal - FPI
READY Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo - 3ªfase
Projeto Articular para Intervir III reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento
READY Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo - 1.ªfase
Ações de sensibilização e formação de promotores de empresas e ações que decorra a criação líquida de emprego ou criação de empresas
REFORÇO DA CAPACITAÇÃO DOS ATORES E REDES DE PROMOÇÃO DE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL - ALGARVE
Parceria FMT e GAL LEADER 2020
Preparação de 2 projetos de Cooperação Transnacional GAL Baixo Guadiana 2020
Funcionamento e animação do GAL Rural Baixo Guadiana 2020
Parceiros
- Associação Terras do Baixo Guadiana
- Associação In Loco
- Terras Dentro
- Associação Roçamundo
Orçamento
99.576 Euros
Financiador
Fundo Europeu de Agricultura e Desenvolvimento Rural FEADER; Ministério da Agricultura do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território MAMAOT
Objetivos
O projeto visa, em termos gerais, contribuir para o desenvolvimento e a consolidação do tecido económico dos territórios rurais envolvidos no processo de cooperação, apoiando diretamente a inovação nos produtos locais e a promoção da atratividade turística.
Em termos específicos, pretende-se:
a) Capacitar os agentes económicos para a introdução de elementos de inovação na produção, transformação e comercialização de produtos locais, com vista à criação de elementos de distinção positiva no mercado;
b) Apoiar a conceção de novos produtos que criem oportunidades de mercado favoráveis à geração de mais-valias para os territórios envolvidos no processo de cooperação;
c) Integrar os agentes económicos locais em redes de cooperação estratégica que permitam melhorar os mecanismos de produção, transformação e comercialização dos seus produtos e serviços;
d) Desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing dos territórios e dos produtos envolvidos na cooperação que permita a sua inserção nos meios de comunicação de massas, como forma de favorecer a atratividade turística.
Atividades
O projeto prevê a organização das seguintes atividades:
1. Quatro ações de formação:
- Apicultura;
- Transformação e comercialização de produtos à base de frutos locais;
- Produção, secagem e comercialização de plantas aromáticas;
- Fabrico de velas e sabonetes com recurso a produtos locais.
2. II Encontro Internacional de Desenvolvimento Local
Este será um momento privilegiado para reunir agentes implicados em processos de desenvolvimento local, em vários países, que pretendam partilhar as suas experiências, refletir sobre os desafios que os territórios rurais enfrentam na atualidade e contribuir para reforçar uma cultura de parceria entre agentes nacionais e internacionais, entre o sector público e privado, o poder local e agentes económicos.
Este II Encontro Internacional privilegiará três temas essenciais:
- Produtos Locais;
- Empreendedorismo Local e Turismo;
- Governança e Participação.
Esperam-se três dias bastante preenchidos, com momentos de debate alargado, grupos de trabalho, acções de formação, visitas a experiências locais, mostra institucional, feira de produtos locais, animação e espectáculos culturais.
3. Programas de Promoção Territorial
O projecto prevê a produção de programas televisivos de culinária, cujos pratos a confeccionar recorrerão a produtos apoiados no âmbito do projeto. Trata-se de realizar programas algo diferenciados, que não se centram apenas na confeção dos alimentos, mas que permitem uma visita aos territórios, conhecendo a origem dos produtos, as unidades de produção, assim como outros recursos importantes em termos de potencial turístico. Estes programas serão assegurados por cozinheiros de restaurantes locais, em conjunto com João Carlos Silva, membro da Associação Roçamundo e cozinheiro amplamente conhecido do público pela condução que fez do programa "Na Roça com o Tachos". Depois da sua passagem na televisão, os programas serão disponibilizados ao público na Internet, assegurando a possibilidade de visionamento permanente e o reforço da campanha de comunicação e marketing. Cada programa terá entre 30 a 45 minutos de duração.
4. Livro de Promoção Territorial e Kits de Divulgação de Produtos Locais
Os conteúdos dos programas de promoção territorial serão também transpostos para uma publicação em papel, que deverá assegurar a promoção dos territórios envolvidos e dos produtos locais, bem como das receitas de culinárias típicas das diferentes regiões parcerias.
5. Encontro Final do Projeto
Trata-se de um encontro a ter lugar durante o primeiro semestre de 2013, com o objetivo de promover um debate sobre o passado, o presente e o futuro do desenvolvimento local em Portugal.
Produtos esperados
8 Programas de Promoção Territorial Livro de Promoção Territorial Kits de disseminação