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Um Outro Algarve

Parceiros

- Associação Terras do Baixo Guadiana

- Associação In Loco

- Associação Vicentina

 

Orçamento

107.000 Euros

 

Financiador

Medida 3.4 - Componente 2  - Cooperação Interterritorial

 

Ligações úteis

http://www.puroalgarve.pt/

 

Objetivos

 

1.  Organização da oferta de Turismo de Natureza

- Avaliação de potencial das principais tipologias de “hot spots” do território e criação de uma marca de qualidade

- Qualificação da oferta

 

2.  Estruturação de produtos complexos e Integração em Redes regionais

- Design de 4 “Rotas & Produtos Um Outro Algarve…”

- Circuitos “feitos-à-medida”

- Organização das parcerias necessárias à criação de cada rota

- Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector

 

3.   Promoção conjunta e Atividades agregadoras

- Promoção das 4 “Rotas & Produtos Um Outro Algarve…”

- Realização de “fam trips” e “press trips”

 

Atividades

 

  • Identificação e Avaliação de potencial dos:

 

-Percursos pedestres

- Paisagens e locais de elevada qualidade ambiental e cultural- Atividades e serviços de apoio (restauração, animação turística, alojamento)

- Produtos locais genuínos e de qualidade

- Atividades e serviços de apoio ( restauração, animação turística, alojamento)

 

  • Criação de uma Marca de Qualidade - PURO ALGARVE

 

Definição de critérios de qualidade e construção participada de um “Sistema de gestão de Qualidade” para cada tipologia de recurso, em articulação com o trabalho realizado em Espanha no Turismo Rural e no Turismo de Natureza

 

  • Rota do Ohar

 

Definição de Circuitos em que o fio condutor é a beleza das paisagens naturais e as pérolas e os segredos que podemos ainda encontrar no Algarve Interior, mas que articulam igualmente elementos dos restantes tipos (por exemplo: birdwatching, alojamento, percursos pedestres, etc…)

 

  • Rota da Aventura

 

Definição de circuitos em que o elemento central é a realização de atividades de turismo activo,  dinâmicas e de grande emoção, (Orientação, BTT, Geocaching, Escalada, Canoagem…) articuladas sempre com outros elementos fortes do território. Rota dos Aromas & Sabores

 

  • Rota do Tempo

 

Definição de circuitos em que o discurso narrativo gira em torno da cultura mediterrânea do Algarve interior, nas suas múltiplas vertentes (tradição oral, megalitismo, arquitetura rural, etnografia…) 

 

  • Rota dos Aromas & Sabores 

 

Definição da metodologia para a criação de Rotas ou Circuitos “feitos-à-medida”, em resultado de potenciais solicitações de grupos especiais (por exemplo: turismo científico, pessoas de mobilidade reduzida, etc…)

Circuitos em que a gastronomia, as ervas aromáticas e os produtos locais de qualidade ocupam o lugar central dos itinerários de descoberta do território, e através dos quais se ficará a conhecer a hospitalidade das suas gentes e a biodiversidade das paisagens.

 

  • Rede regional para o Turismo de Natureza

 

Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector

Estabelecimento dos acordos e parcerias necessários à colocação de cada uma das rotas no mercado mais adequado e aos diversos níveis (local, regional, nacional e internacional)

Estabelecimento dos acordos e parcerias que cada uma das rotas agrega, com clarificação dos papeis, responsabilidade e deveres de cada parceiro envolvido na produção do produto complexo final

 

  • Promoção

 

Participação em Feiras regionais, nacionais e internacionais.

Flyers, site de promoção e reserva on-line, painéis temáticos e de integração territorial, anúncios de imprensa, outdoors e mupies, spot rádio e pequeno vídeo de promoção (5min)

 

  • Eventos locais

 

Organização de eventos locais regulares, por todo o território e ao longo de todo o ano, criando uma dinâmica intensa que motive os parceiros e cative os visitantes, estabelecendo ligações entre o litoral e o interior, entre a tradição e a inovação, entre a os produtos locais, a gastronomia e a arte. 

 

  • Fam Trips e Press Trips

 

Visitas para grupos selecionados de jornalistas da especialidade, particularmente interessados nesta tipologia de produtos turísticos, percorrendo as diferentes rotas e experimentando as suas potencialidades

 

Produtos esperados

 

- Circuitos de descoberta da rede de promotores subjacentes a cada uma das Rotas, para os agentes do sector (hotelaria do litoral, agências, operadores)  

- Criação de uma Base de dados de identificação e diagnóstico dos “Hot Spots”

- Definição e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade da Marca regional para o Turismo de Natureza "PURO ALGARVE

Definição de circuitos para a:

  1. Rota do Olhar
  2. Rota da Aventura
  3. Rota dos Aromas & sabores
  4. Rota do Tempo
  • Circuitos “feitos-à-medida” 
  • Parcerias
  • Circuitos de comercialização
  • Produção de materiais promocionais
  • Participação em eventos nacionais e estrangeiros
  • realização de Eventos Locais “Um Outro Algarve…”
  • Realização de “farm trips” e “press trips

 

Noticia DN

 

 

 

 

 

O Puro Algarve "é uma marca regional para o turismo de natureza e é o resultado de dois projetos de cooperação no âmbito do PRODER-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural que as associações de desenvolvimento local Vicentina, InLoco e a Associação Terras do Baixo Guadiana já estão a trabalhar há dois anos".

 

 

Informação

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