Preparação de uma Candidatura de Cooperação Transaccional
Reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento territorial - ALENTEJO
Capacitar e Promover para Desenvolver
Promoção de Produtos e Desenvolvimento de Recursos Locais
Rede de Percursos na Faixa Piritosa Ibérica em Portugal - FPI
READY Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo - 3ªfase
Projeto Articular para Intervir III reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento
READY Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo - 1.ªfase
Ações de sensibilização e formação de promotores de empresas e ações que decorra a criação líquida de emprego ou criação de empresas
REFORÇO DA CAPACITAÇÃO DOS ATORES E REDES DE PROMOÇÃO DE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL - ALGARVE
Parceria FMT e GAL LEADER 2020
Preparação de 2 projetos de Cooperação Transnacional GAL Baixo Guadiana 2020
Funcionamento e animação do GAL Rural Baixo Guadiana 2020
Parceiros
- Associação Terras do Baixo Guadiana
- Associação In Loco
- Associação Vicentina
Orçamento
107.000 Euros
Financiador
Medida 3.4 - Componente 2 - Cooperação Interterritorial
Ligações úteis
Objetivos
1. Organização da oferta de Turismo de Natureza
- Avaliação de potencial das principais tipologias de hot spots do território e criação de uma marca de qualidade
- Qualificação da oferta
2. Estruturação de produtos complexos e Integração em Redes regionais
- Design de 4 Rotas & Produtos Um Outro Algarve
- Circuitos feitos-à-medida
- Organização das parcerias necessárias à criação de cada rota
- Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector
3. Promoção conjunta e Atividades agregadoras
- Promoção das 4 Rotas & Produtos Um Outro Algarve
- Realização de fam trips e press trips
Atividades
- Identificação e Avaliação de potencial dos:
-Percursos pedestres
- Paisagens e locais de elevada qualidade ambiental e cultural- Atividades e serviços de apoio (restauração, animação turística, alojamento)
- Produtos locais genuínos e de qualidade
- Atividades e serviços de apoio ( restauração, animação turística, alojamento)
- Criação de uma Marca de Qualidade - PURO ALGARVE
Definição de critérios de qualidade e construção participada de um Sistema de gestão de Qualidade para cada tipologia de recurso, em articulação com o trabalho realizado em Espanha no Turismo Rural e no Turismo de Natureza
- Rota do Ohar
Definição de Circuitos em que o fio condutor é a beleza das paisagens naturais e as pérolas e os segredos que podemos ainda encontrar no Algarve Interior, mas que articulam igualmente elementos dos restantes tipos (por exemplo: birdwatching, alojamento, percursos pedestres, etc )
- Rota da Aventura
Definição de circuitos em que o elemento central é a realização de atividades de turismo activo, dinâmicas e de grande emoção, (Orientação, BTT, Geocaching, Escalada, Canoagem ) articuladas sempre com outros elementos fortes do território. Rota dos Aromas & Sabores
- Rota do Tempo
Definição de circuitos em que o discurso narrativo gira em torno da cultura mediterrânea do Algarve interior, nas suas múltiplas vertentes (tradição oral, megalitismo, arquitetura rural, etnografia )
- Rota dos Aromas & Sabores
Definição da metodologia para a criação de Rotas ou Circuitos feitos-à-medida, em resultado de potenciais solicitações de grupos especiais (por exemplo: turismo científico, pessoas de mobilidade reduzida, etc )
Circuitos em que a gastronomia, as ervas aromáticas e os produtos locais de qualidade ocupam o lugar central dos itinerários de descoberta do território, e através dos quais se ficará a conhecer a hospitalidade das suas gentes e a biodiversidade das paisagens.
- Rede regional para o Turismo de Natureza
Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector
Estabelecimento dos acordos e parcerias necessários à colocação de cada uma das rotas no mercado mais adequado e aos diversos níveis (local, regional, nacional e internacional)
Estabelecimento dos acordos e parcerias que cada uma das rotas agrega, com clarificação dos papeis, responsabilidade e deveres de cada parceiro envolvido na produção do produto complexo final
- Promoção
Participação em Feiras regionais, nacionais e internacionais.
Flyers, site de promoção e reserva on-line, painéis temáticos e de integração territorial, anúncios de imprensa, outdoors e mupies, spot rádio e pequeno vídeo de promoção (5min)
- Eventos locais
Organização de eventos locais regulares, por todo o território e ao longo de todo o ano, criando uma dinâmica intensa que motive os parceiros e cative os visitantes, estabelecendo ligações entre o litoral e o interior, entre a tradição e a inovação, entre a os produtos locais, a gastronomia e a arte.
- Fam Trips e Press Trips
Visitas para grupos selecionados de jornalistas da especialidade, particularmente interessados nesta tipologia de produtos turísticos, percorrendo as diferentes rotas e experimentando as suas potencialidades
Produtos esperados
- Circuitos de descoberta da rede de promotores subjacentes a cada uma das Rotas, para os agentes do sector (hotelaria do litoral, agências, operadores)
- Criação de uma Base de dados de identificação e diagnóstico dos Hot Spots
- Definição e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade da Marca regional para o Turismo de Natureza "PURO ALGARVE"
Definição de circuitos para a:
- Rota do Olhar
- Rota da Aventura
- Rota dos Aromas & sabores
- Rota do Tempo
- Circuitos feitos-à-medida
- Parcerias
- Circuitos de comercialização
- Produção de materiais promocionais
- Participação em eventos nacionais e estrangeiros
- realização de Eventos Locais Um Outro Algarve
- Realização de farm trips e press trips
O Puro Algarve "é uma marca regional para o turismo de natureza e é o resultado de dois projetos de cooperação no âmbito do PRODER-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural que as associações de desenvolvimento local Vicentina, InLoco e a Associação Terras do Baixo Guadiana já estão a trabalhar há dois anos".