Preparação de uma Candidatura de Cooperação Transnaccional
Reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento territorial - ALENTEJO
Capacitar e Promover para Desenvolver
Promoção de Produtos e Desenvolvimento de Recursos Locais
Rede de Percursos na Faixa Piritosa Ibérica em Portugal - FPI
READY Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo - 3ªfase
Projeto Articular para Intervir III reforço da capacitação de atores e redes de promoção de ações de desenvolvimento
READY Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo - 1.ªfase
Ações de sensibilização e formação de promotores de empresas e ações que decorra a criação líquida de emprego ou criação de empresas
REFORÇO DA CAPACITAÇÃO DOS ATORES E REDES DE PROMOÇÃO DE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL - ALGARVE
Parceria FMT e GAL LEADER 2020
Preparação de 2 projetos de Cooperação Transnacional GAL Baixo Guadiana 2020
Funcionamento e animação do GAL Rural Baixo Guadiana 2020
Projeto de:
Cofinanciado:
Designação do projeto: Capacitar e Promover para Desenvolver
Código do projeto: PDR2020-10.3-FEADER- 063642
Objetivo principal: Capacitar e Promover para Desenvolver
Região de intervenção: Cabo Verde
Entidade beneficiária: Associação Terras do Baixo Guadiana
Data de aprovação: 28-05-2021
Data de início: 23-03-2020
Data de conclusão: 12-06-2024
Custo total elegível: 55.278,55
Apoio financeiro da União Europeia: 46.986,77
Apoio financeiro público nacional: 8.291,78
Objetivos específicos:
O presente projeto segue uma abordagem integrada de vários temas, com especial destaque para a agricultura sustentável, os produtos locais, o turismo sustentável, o marketing territorial e as redes de cooperação/cooperativismo, enquanto eixos fundamentais para a promoção do desenvolvimento local.
Os territórios envolvidos, sendo todos eles territórios rurais, enfrentam desafios semelhantes no que toca ao seu desenvolvimento, tendo como base a preservação do ambiente, os riscos de seca, a gestão sustentável da água, entre outros. São assim território muito expostos aos efeitos das alterações climáticas e que carecem de investigar e conhecer estratégias inovadoras para se adaptarem e se tornarem produtivos e competitivos. São por outro lado territórios de uma vasta riqueza ambiental, patrimonial e cultural que carece de ser posta ao serviço das suas populações de forma organizada.
De forma complementar os territórios do norte e sul, têm problemáticas comuns mas têm também desenvolvido estratégias próprias que poderão ser replicadas.
O desafio a que nos propomos é o de potenciar e valorizar recursos existentes nos territórios rurais envolvidos no projeto, acrescentando-lhes elementos de inovação e de diferenciação positiva que favoreçam a criação de novas oportunidades de desenvolvimento, de emprego e de inclusão social destes espaços rurais, através da troca de experiências e a transferência de tecnologia.
Em termos de localização foi selecionada a ilha de Santo Antão por ser uma ilha maioritariamente rural, com fortes potencialidades de desenvolvimento e onde existe já um histórico de cooperação de algumas destas entidades portuguesas. Em Santo Antão decorrerão a grande maioria das atividades propostas. Na ilha vizinha, São Vicente decorrerá a ação de promoção dos produtos locais dos territórios GAL por ser um dos maiores centros urbanos do país, capital cultural e também onde se encontra a maior parte dos hotéis destas duas ilhas.